Gatos precisam tomar banho?

Um gato limpo é um gato feliz? Desde cortar unhas até o banho, os gatos precisam de alguns cuidados básicos. Como devemos banhar os gatos? Qual a frequência? Prejudica a pele, ou a saúde do animal? Posso banhar no inverno? Uso água quente, secador? Hoje vamos falar desses temas.

O gato tem dentes e língua que o mantém limpo, e ele pode cuidar de si mesmo a maior parte do tempo. Porém, se estiver muito sujo, cheirando mal ou grudento, é melhor dar mesmo um banho. É um mito que o gato não pode tomar banho. Apesar de se lamber o tempo todo, continua cheio de bactérias. E nós criamos os gatos dentro de casa, em nossas camas ou sofás, não é mesmo?

Os gatos gostam sim de água, brincam com ela, adoram água corrente. Porém, uma pessoa que não saiba interpretar as necessidades do animal ou sua linguagem corporal, pode assustá-lo e o banho passará a se tornar uma momento de grande stress. Daí a fama de que “gato tem medo de água”. Na verdade, ele tem medo de ser maltratado.

Banho de gato

Para estressar menos o animal e facilitar sua vida, você pode seguir algumas dicas abaixo.

  1. Dê banho após cansar o animal. Por exemplo, brincar, rolar, jogar coisas para pegar.
  2. Se proteja: antes de dar banho, corte as unhas do animal.
  3. Antes do banho escove bem seu gato, eliminando pelos mortos.
  4. Use algodão nos ouvidos para proteger da água.
  5. Use um tapete de borracha na banheira ou na pia para que ele não escorregue e se machuque.
  6. Deixe a água morna, não quente (por favor!). Água gelada também é péssimo, o animal se assusta muito.
  7. Use shampoo para gatos, de preferência um shampoo hipoalergênico para gatos, para prevenir reações alérgicas. Use uma pequena quantidade e esfregue gentilmente.
  8. Use uma toalha para limpar o rosto do gato. Jogar água com shampoo na cara do animal irrita seus olhos e boca. Cuidado.
  9. Enrole o gato em uma toalha grande e seque em lugar com temperatura amena.
  10. Se o gato não se importar com o barulho, pode usar um secador de cabelos na temperatura mínima. Já existem no mercado secadores que emitem pouco barulho, justamente para não estressar o animal.
  11. Se o gato tiver pelos longos você poderá ter que desembaraçar com um pente apropriado também.
  12. Dê ao gato seu carinho ou comida favorito, afinal, ele se comportou muito bem e merece a recompensa.

A frequência do banho depende da sujeira do animal. Recomenda-se uma vez por mês, mas existem casos em que não dá pra esperar. Além do banho, o gato também pode passar sempre por escovação adequada, além de uma tosa higiênica dependendo do comprimento dos pelos.

Existem diversos tipos de produtos específicos como shampoo para pelagens brancas, que destacam a cor, ou produtos para gatos com pele oleosa. Até mesmo produtos para dar volume ou brilho à pelagem existem. Finalizar com um condicionador para gatos a base de queratina também ajuda no fechamento das escamas dos pelos, deixando o gato ainda mais bonito.